O que é estética orofacial e para que serve?

A estética orofacial é uma parte da odontologia que busca a harmonia e o restabelecimento das funções orais tanto mastigatória como respiratória. Por meio da remodelagem óssea, correção da postura dos músculos faciais e correção da respiração o dentista consegue promover harmonia dental e funcional além do rejuvenescimento facial.

Essa especialidade odontológica busca a restauração da mastigação adequada, diminui dores de cabeça e na articulação da mandíbula; estimula a respiração pelo nariz, melhora as alergias e a apneia do sono. Além de corrigir a mordida e a posição dos dentes o que pode aumentar o sucesso da colocação de implantes.

Como o dentista começa a atuar nesse ramo?

Para poder atuar nesse ramo de estética orofacial, o cirurgião dentista deve passar por uma pós-graduação ou uma especialização no assunto. Nesses cursos é necessário que ele aprenda os diversos procedimentos que podem ser feitos.

Juntamente com as técnicas o dentista deve dominar as recomendações e contraindicações de cada procedimento, ter a clareza de explica-los ao paciente e a segurança de executá-los.

Quais procedimentos podem ser realizados nessa área?

Diversas técnicas podem ser utilizadas nessa área, alguns procedimentos buscam principalmente a estética e recuperação da juventude, outros, aprimorar algumas funções básicas que foram perdidas ao longo do tempo.

Veja a seguir alguns dos métodos utilizados.

Aplicação de toxina botulínica

Mais conhecida como botox, é uma neurotoxina que pode ser utilizada em casos de assimetria facial, rangimento ou apertamento dos dentes, dores de cabeça causadas por tensão e eliminação de rugas. Também pode ser aplicada em pessoas que mostram muita gengiva ao sorrir para melhorar a estética.

Fios de dermosustentação e preenchimento com ácido hialurônico

Ambas as técnicas visam o preenchimento e sustentação de partes do rosto, melhoram a estética orofacial e promovem a simetria da face. O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso corpo e, por isso, não causa nenhum dano.

Já a poliodioxanona, o melhor dos fios de dermosustentação, são reabsorvíveis. Estimulam a produção de colágeno, auxiliam na estruturação da pele e definição do contorno dos lábios, é o “lifting facial” sem a necessidade de cirurgia.

Bichectomia

É uma cirurgia simples de recuperação rápida, consiste na retirada de acúmulos de gordura localizados em baixo da maçã do rosto, chamadas de bolas de bichat. Recomendada para pessoas que mordem as bochechas ao dormir, deixa o rosto mais alongado e dá efeito de blush.

Esses são apenas alguns exemplos de procedimentos, mas existem diversas inovações no mundo da odontologia que podem te ajudar a ter mais qualidade de vida.

Entre em contato conosco e descubra mais sobre este assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*