Hoje vamos falar um pouquinho sobre Endodontia.

Endodontia é a área da Odontologia que cuida e trata da parte interna do dente, a polpa dentária, e realiza, dentre outros procedimentos, o famoso “tratamento de canal”.

Esse procedimento é realizado para tratar inflamações ou infecções da polpa, que é a estrutura que contém basicamente nervos e vasos sanguíneos que mantém a vitalidade do dente.

O tratamento é indicado quando há lesões cariosas, fraturas, traumas ou demais problemas que afetem de forma direta ou indireta a polpa, e ela não consiga se recuperar sozinha.

O tempo do tratamento pode variar de acordo com a necessidade do paciente ou fatores relacionados ao dente (como a anatomia do dente e dos canais, por exemplo) ou a técnica utilizada, mas geralmente é realizado de 1 (uma) até 4 (quatro) consultas, onde o dentista irá remover a polpa contaminada e realizar a desinfecção dos canais, colocando um material substituto a polpa para vedar esses canais.

Caso o paciente não queria realizar o procedimento, essa contaminação pode causar desde dor forte e inchaço da face, até a perda do dente afetado, e dependendo da gravidade do caso pode gerar problemas ainda mais graves, como dificuldade respiratória por comprometimento das vias aéreas, além de ser um foco de infecção constante e ativa no organismo, que pode cair na corrente sanguínea e levar a problemas sistêmicos, por exemplo, relacionados ao coração.

Se for tratado de forma adequada e de acordo com o cuidado do paciente, o dente pode durar o resto da vida, mas para isso deve-se higienizar esse dente com o mesmo cuidado que os demais, já que ele ainda pode sofrer com cáries ou doenças gengivais que podem levar a sua perda.

Uma vez feito o tratamento, nunca mais será necessário repetir o procedimento nesse dente?

Não necessariamente, o material utilizado para vedar os canais pode sofrer contaminação devido a infiltração de restaurações ou coroas, assim como por cáries que atinjam esse dente, e essa contaminação pode gerar todos os efeitos que um dente nunca tratado pode sofrer, como dores, inchaço etc.

Alguns sinais de que talvez você precise de um tratamento de canal são:

  • Dor espontânea sem que tenha estímulo (mastigação etc)
  • Dor ao morder
  • Sensibilidade aos alimentos e/ou bebidas frios ou quentes
  • Comprometimento severo do dente ou uma lesão que tenha causado um abscesso (inchaço)
  • Mau cheiro ou gosto ruim na boca
  • Presença de fístula, que se assemelha a uma espinha na gengiva.

Mas esses sinais sempre indicam a necessidade de realizar o tratamento de canal?

Não, a sensibilidade nos dentes pode estar relacionada a diversas causas, por isso, a melhor maneira de descobrir a causa de uma dor de dente é procurar um Dentista que poderá lhe informar, orientar e indicar a melhor forma de resolver a sua dor.

Imagens retiradas do google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*