É muito importante que se faça a escovação dos dentes da forma correta, algumas vezes ao dia, principalmente antes de dormir.

Ao dormir, nossa saliva diminui favorecendo a formação da placa e criando um ambiente perfeito para as bactérias agirem mais rapidamente, o que pode causar cáries e doenças da gengiva. Além disso, quanto mais tempo a placa fica em um lugar, mais provavelmente ela se tornará tártaro.

Tudo isso torna a última escovação do dia a mais importante de todas, pois o conjunto de ações mecânicas de uso do fio dental e escovação com creme dental fluoretado, diminui o índice das bactérias no período noturno por um tempo prolongado, pois a boca fica com menor índice de bactérias agressivas. Outro ponto é que o flúor do creme dental se mantém por mais tempo nos dentes durante a noite.

A higiene bucal noturna inclui passar fio dental, escovar os dentes e limpar a língua, que pode ser feito com a própria cerda da escova, com limpador de língua ou da escova, e por último usar enxaguante bucal se houver indicação de um dentista.

Se não deu para escovar os dentes antes de dormir, fazer a higienização assim que acordar não substitui o processo. Higienizar pela manhã não irá resolver os problemas que as bactérias causaram durante a noite. O ideal será escovar assim que lembrar, mas não irá substituir.

No entanto, a higiene bucal apenas antes de dormir não garante uma boa saúde bucal. Todas as escovações são muito importantes e insubstituíveis, temos que escovar pelo menos 3 vezes ao dia ou após qualquer refeição.

Aqui fica esta dica tão importante para todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*