Como a Odontologia Estética pode te ajudar hoje?

Atualmente as pessoas dão grande importância para a aparência e imagem pessoal, e mesmo que se diga que o sorriso é o seu cartão de visitas, alguns indivíduos ainda acreditam que a Odontologia relacionada a tratamentos estéticos não é tão importante assim.

Porém ter um sorriso agradável, estético e harmônico é essencial para a saúde geral do indivíduo. Estar satisfeito com a própria imagem contribui para o bem-estar não só físico, mas também psicológico. Quando estamos insatisfeitos com nosso sorriso, evitamos realizar atividades em público, no trabalho, sair com amigos, rir de situações engraçadas de forma natural, e tudo isso interfere não somente no convívio social como também na autoestima. Dentre tantos outros, esses são alguns dos motivos que nos levam a entender a importância e os benefícios da Odontologia Estética na sua saúde e bem-estar.

 

Saúde Bucal e Odontologia Estética

Também vemos as pessoas que dão mais importância à estética em detrimento da saúde. Gengivas e dentes saudáveis, assim como a saúde geral, são fundamentais para, não só manter a boca bonita e saudável, como também para poder ser realizado qualquer procedimento estético odontológico.

Bem-estar psicológico e a relação com a Odontologia

A insatisfação dos pacientes tem como causa frequente dentes amarelados ou tortos, gengivas assimétricas ou desproporcionais, dentes pequenos, dentre outros fatores.

Usualmente, a baixa autoestima está ligada a falta de estética bucal, fator que é frequentemente relatado por profissionais da área de psicologia como causa de desgosto entre seus pacientes.

Estética Bucal em relação com outras condições

Uma mordida incorreta, causada por dentes desalinhados ou mal posicionados, pode levar a diversos problemas no paciente, como desgastes, trincas ou até a quebra dos dentes, mobilidade dentária, retração ou inflamação gengival, e até reduzir a qualidade da mastigação dos alimentos.

Razões protéticas (dentaduras, pontes etc), como por exemplo desgastes, falta de adaptação, quebra de parte ou toda a prótese, dentes faltosos,  além de causar um visual desagradável, causam problemas para mastigar. A mastigação incorreta dos alimentos acaba agravando os problemas já presentes, tanto nos dentes e boca como no sistema mastigatório, gerando também problemas estomacais, além de prejudicar a absorção dos nutrientes de forma correta pelo organismo.

A preocupação com a estética pode levar a hábitos saudáveis

A saúde geral do paciente também pode estar diretamente relacionada à hábitos bucais saudáveis. A ingestão de alimentos ricos em carboidratos, o uso do cigarro e de bebidas alcoólicas causam muitos prejuízos à saúde bucal.

Além de favorecer o surgimento de cáries, o consumo mais acentuado de carboidratos pode gerar ou levar a complicações de doenças como a diabetes e a obesidade.

Já o tabaco do cigarro e similares, assim como a ingestão de bebidas alcoólicas, de modo geral, causa problemas gengivais, amarela os dentes, prejudica o esmalte, pode provocar câncer bucal e/ou do sistema estomatognático, e ainda compromete a saúde geral, aumentando o risco de doenças cardíacas, AVC, cânceres nas vias respiratórias e pulmão, dentre outros malefícios.

Pacientes preocupados com a estética bucal acabam buscando ou mantendo hábitos mais saudáveis que lhe proporcionem estética corporal e bucal elevados.

Veja alguns tratamentos odontológicos estéticos que podem melhorar sua saúde bucal:

Implante Dentário

A perda de alguns ou vários dentes ou o uso de próteses reduz de forma considerável a eficiência mastigatória, o que, consequentemente, pode levar a problemas de saúde, além de comprometer a estética e a autoestima.

O tratamento com implantes pode ser indicado para pacientes que apresentem essas características, e quando bem indicado e realizado de forma adequada devolve qualidade de vida e bem estar físico e social, melhorando a mastigação e o sorriso.

Clareamento Dental

Um sorriso bonito com dentes brancos eleva a autoestima, melhora a qualidade de vida, aumenta a sociabilidade, gera confiança e mais vitalidade.

O tratamento de clareamento dental é procurado por pacientes insatisfeitos com a coloração dos seus dentes, e quando realizado e indicado de forma adequada, respeitando a individualidade de cada paciente, pode proporcionar dentes mais brancos por anos, com excelentes resultados em longo prazo.

Alinhadores invisíveis

Essa modalidade de tratamento é muito procurada por quem deseja ter dentes bem alinhados de uma forma discreta e confortável.

Basicamente realizado utilizando placas removíveis, não havendo necessidade de utilizar fios nem bráquetes, corrige o posicionamento dos dentes mesmo em casos com certa complexidade. Evita o desconforto do acúmulo de resíduos alimentares, favorecendo a manutenção de um sorriso bonito, saudável, além de otimizar o tempo de higienização dos dentes.

Lentes de Contato e Facetas de Porcelana

Os tratamentos estéticos de Facetas e Lentes de Contato são muito requisitados por pacientes que procuram elevada estética, porém com relativa rapidez nos resultados.

O tratamento utilizando Facetas de Porcelana é procurado por quem deseja ou necessita de correções na cor, forma, posição ou tamanho dos dentes, como nos casos de dentes escurecidos devido a traumas, restaurações e tratamentos de canal muito antigos, dentre outras causas. São realizados desgastes nos dentes, de acordo com a necessidade do paciente, para acomodar a futura estrutura de porcelana que será cimentada sobre o elemento dental.

Já o tratamento com Lentes de Contato é mais limitado, indicado para casos que necessitem de poucas correções, pois é realizado pouco ou nenhum desgaste nos dentes. Utilizado para corrigir pequenos desalinhamentos, melhorar o tamanho, o formato e disfarçar um leve escurecimento dos dentes.

Casos mais severos de desalinhamento e posicionamento de dentes, assim como na cor, devem ser primeiramente tratados com aparelhos ortodônticos ou clareamento, respectivamente, e devem ser bem avaliados, planejados e conversados entre dentista e paciente, para evitar frustrações e corresponder às expectativas de paciente e profissional.

Gengivoplastia

A cirurgia de plástica periodontal ou gengival é realizada para remoção do excesso de tecido e remodelamento das gengivas, deixando o sorriso mais agradável e harmônico. O excesso de tecido gengival pode prejudicar bastante a estética do sorriso, por fazer parecer que os dentes são menores do que seu tamanho real, além de comprometer a higiene adequada dos dentes.

É um procedimento relativamente simples, e quando realizado por profissional capacitado proporciona resultados rápidos, satisfatórios e seguros, com pouco ou nenhum desconforto ao paciente.

Converse com o seu Dentista e tire todas as suas dúvidas

Nem sempre o tratamento X ou Y que foi realizado em algum parente, amigo ou conhecido, vai ser o mais indicado para o seu caso. Cada pessoa possui um organismo que vai responder da sua forma e no seu tempo ao tratamento.

Muitas vezes o que é bonito para determinada pessoa pode não ser tão bonito para outra, beleza é relativa, e as expectativas e anseios devem ser muito bem conversados e esclarecidos entre paciente e profissional, para que o seu sorriso dos sonhos não acabe virando um pesadelo, e sim a solução para aquilo que tanto de incomoda e prejudica seu bem estar físico, social e emocional.

Viu como o preconceito com a odontologia estética é totalmente equivocado?  Estética vai muito além de um sorriso bonito, é saúde bucal, psicológica e do seu corpo.

A única pessoa capaz de lhe indicar o melhor tratamento para o seu caso é seu cirurgião-dentista.  Procure um profissional de sua confiança, tire todas as suas dúvidas e tenha o sorriso que sempre desejou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*