A sensibilidade nos dentes afeta cerca de 57% da população e é uma dor que é causada quase sempre pela exposição da raiz dos dentes perto da gengiva, devido a retração gengival. A raiz possui pequenos canais que levam um feixe nervoso da polpa do dente até sua superfície, e quando o calor, frio ou pressão afeta esses pequenos canalículos, você sente dor.

Não tratar essa condição pode causar outros problemas bucais, principalmente se a dor impedir você de fazer uma adequada higiene dos dentes e da boca, que pode provocar cáries e doenças na gengiva.

Para saber se seus dentes tem sensibilidade, preste atenção quando tomar bebidas ou comer alimentos quentes ou frios. Se você apresentar sensação dolorosa seus dentes são sensíveis.
Essa sensibilidade nem sempre é permanente, podendo ser tratada e curada.

Para tratar, primeiro, converse com seu dentista, ele pode indicar a melhor maneira de resolver essa condição que pode ser prescrever flúor em gel, enxaguante bucal com flúor, cremes dentais de baixa abrasividade específicos para dentes sensíveis ou até cobrir a região exposta com materiais restauradores apropriados.
Tenha cuidado com a escovação, evitando fazer muita força com a escova, e caso possua próteses removíveis, observe se os grampos não estão muito justos e apertados, que também pode provocar abrasão e piorar a exposição da raiz, levando a mais sensibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*