Estar com os dentes com uma boa aparência e saudáveis consegue aumentar a autoestima e a ortodontia pode ajudar nessa parte.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. 

Dentes tortos e que não se encaixam corretamente podem ser difíceis de limpar, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Além disso, são capazes até mesmo ocasionar um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, problemas na articulação da boca (ATM) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Mas quando eu devo procurar um Ortodontista?

A primeira consulta ao ortodontista deve acontecer entre os 6 e 7 anos de idade pois nessa época são avaliados possíveis problemas ortodônticos que devem ser resolvidos ainda na infância, mas, mesmo se você já não é mais criança, deve procurar um ortodontista para uma avaliação. É possível realizar o tratamento em qualquer idade, com a condição de que o periodonto, responsável pela fixação dos dentes, esteja saudável.

Caso seu dentista tenha te indicado o uso de um aparelho dentário, você precisa ir a um especialista ortodontista, que irá dizer qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Posso escolher o aparelho que vou utilizar?

Diversos métodos e aparelhos, tanto fixos como móveis, podem ser usados na ortodontia para a correção da posição dos dentes e dos ossos. Cada aparelho tem sua indicação específica, e o ortodontista irá avaliar, solicitar exames, fazer um planejamento e indicar o melhor tratamento para cada paciente.

Podem ser utilizados os aparelhos fixos metálicos convencionais, aparelhos fixos estéticos, com ou sem o uso de borrachinhas coloridas, assim como os alinhadores invisíveis, uma alternativa aos aparelhos tradicionais que, quando bem indicados, conferem um ótimo tratamento com conforto e elevada estética.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*